Fotografo: Sormany Portela
...
Sormany Portela Silva, Advogado e Secretário Geral da FESAGRO-BA

A operação Lava Jato, que uniu a Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, desencadeada a partir de Curitiba, prendeu vários políticos e empresários, influenciando decisivamente nas eleições presidenciais de 2018 e por tabela a vida dos brasileiros. Segundo os jornalistas Luiz Nassif e Pepe Escobar, a dita operação, fora embrionada nos Estados Unidos, após um curso financiado por eles aos nossos procuradores Federais, para enfrentamento do terrorismo, a partir de um acordo de cooperação entre os dois Países.
 
A partir daí o que se viu foi um total desrespeito a Constituição Federal e o Código de Processo Penal brasileiro, pois a operação Lava Jato na sua ancia de poder e de “acabar” com a corrupção, conseguiu destruir empresas e empregos dos brasileiros.
 
Segundo o jornal Folha de São Paulo  a Lava Jato desempregou 170.000 ( sento e setenta mil ), somente na Petrobrás, no setor da construção civil foram 35% ficaram sem emprego, estima-se que mais de um milhão e meio de pessoas perderam seus empregos.
 
Várias de nossas empresas também quebraram ou pediram recuperação judicial, pois em vez de preservar as empresas e punir seus proprietários a Lava Jato, preferiu destruir grandes empresas como: Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Engevix, que caminhavam certamente para um grande desenvolvimento aqui e lá fora.
 
A Lava Jato acabou com a corrupção? Nem vai acabar, a maioria de seus investigados estão solto e gozando a vida com saúde e com o mesmo padrão financeiro de antes. 
 
Ao mesmo tempo em que a operação deu prejuízo aos trabalhadores, ela também encheu os bolsos dos acionistas americanos, pois até agora a Lava Jato recuperou bem menos que o prejuízo que a operação deu ao Estado brasileiro, pois em todas os acordos os americanos receberam sua parte bilionária, um dos exemplos destes absurdos, é a soma de  R$ 2,5 bilhões de reais, que a Lava Jato “guardou” para que os promotores pudessem dar aulas contra a corrupção e fazer cartazes dizendo que roubar é feio!
 
A Lava Jato ajudou aos americanos com repasse de grandes quantias de verbas, ajudou a destruir nossas empresas, ajudou a eleger um presidente racista e ligado às milícias do Rio de Janeiro, ajudou a destruir a política brasileira, criou um Estado de exceção, só não acabou coma corrupção, pelo simples fato de que, a operação é partidária! Que o digam Aécio, Serra , Fernando Henrique Cardoso, Collor....Não é Temer!?????