Fotografo: Divulgação
...
Sem Legenda

Com show gratuito do cantor sertanejo Loubet, tem início nesta quinta-feira (03/10), no Distrito de Pirapó, a 15º Festa do Café de Apucarana. Uma realização da prefeitura, em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores de Apucarana/Pirapó, e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a abertura oficial acontece às 19 horas, com praça de alimentação e show de talentos.
 
Diante do crescimento da atração, que neste ano completa 15 anos, as atividades vão acontecer em novo local, em área próxima à praça da entrada do distrito, e contará ainda com exposição de maquinários agrícolas, feira de hortifruti e de produtos orgânicos. “Na parte da noite, a população poderá acompanhar shows musicais gratuitos com artistas nacionais e aproveitar as opções gastronômicas da praça de alimentação”, convida o prefeito Júnior da Femac.
 
Ele frisa que se trata de uma festa familiar que cresce a cada ano. “Idealizada para celebrar a riqueza histórica que a cafeicultura simboliza para o município e todo o Vale do Ivaí, a Festa do Café foi preparada com muito carinho para atender tecnicamente nossos cafeicultores e também a população em geral, com muitas opções de lazer”, reforça o prefeito.
 
Júnior informa que a abertura será marcada ainda pela premiação do “Concurso de Redação do Café”. “A Autarquia Municipal de Educação vai premiar os alunos que se destacaram em um concurso de redação sobre a importância da cafeicultura para formação cultural e econômica do município de Apucarana”, relata. Nesta edição, cerca de 1.330 estudantes do 4º ano do ensino fundamental participaram da atividade. “O melhor texto de cada uma das 36 escolas da rede será contemplado com medalha e certificado”, complementa Marli Fernandes, secretária Municipal de Educação.
 
A programação festiva tem sequência sexta-feira (04/10), a partir das 19 horas, com o concurso do melhor bolo de café e, às 22 horas, show com a dupla Juliano Cézar e Marco Brasil. No sábado (05/10), as atividades iniciam às 11 horas, com praça de alimentação, roda de viola, degustação de cafés e show de talentos. A partir das 22 horas, a 15ª Festa do Café de Apucarana será encerrada com show do Trio Bravana.
 
O presidente da Associação dos Cafeicultores do Pirapó, Mauro Machado, enaltece o empenho da prefeitura na viabilização do evento. “Agradecemos a administração, através do prefeito Júnior da Femac, que vem desenvolvendo um grande trabalho e, desde o início, contribuiu muito com a organização da festa. Certamente teremos mais uma grande festa, com a presença de milhares de pessoas de Apucarana e região”, disse Machado.