Fotografo: Cidasc
...
Sem Legenda

A Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que o Brasil pedirá ao governo indiano uma redução nas tarifas de importação da carne de frango.
 
Em visita ao país, ela participa de Encontro Empresarial sobre Complementariedade e Parceria em Segurança Alimentar, que reuniu representantes do Fórum dos Importadores de Alimentos da India e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Para que nossa parceria estratégica em carne de frango possa se firmar, é fundamental a redução das tarifas de importação”, disse ela.
 
De acordo com o ministério, no caso do frango inteiro congelado, o percentual aplicado pela Índia às importações de produto brasileiro é de 30%, enquanto para os cortes congelados a tarifa atinge o patamar de 100%.
 
Em relação à carne suína, o mercado indiano foi recentemente aberto, mas ainda não foi efetivada qualquer venda até o presente momento, devido à tarifa de importação de 30%.  A ministra destacou, ainda, que, para ambas as proteínas, o complexo sistema de emissão de licenças de importação ainda torna o processo demasiado moroso e custoso.