Fotografo: Governo do ES/Divulgação
...
Mortes foram registradas em Iconha e Alfredo Chaves.

Ao menos cinco pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem o sul do Espírito Santo desde esta sexta-feira, 17. Os Bombeiros e a Defesa Civil ainda tentam chegar a alguns dos locais atingidos para verificar o número de desabrigados e desaparecidos. O governador Renato Casagrande (PSB) foi às cidades na manhã deste sábado, 18, para acompanhar o trabalho de assistência.

Duas vítimas foram registradas em Iconha e três em Alfredo Chaves, município com o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, com 249,2 mm. Duas das vítimas são um casal de idosos que ficou soterrado após o desabamento de sua casa.
 
O governador Renato Casagrande esteve em Iconha e declarou que no primeiro momento os esforços serão voltados a fornecer água potável, alimento, materiais de higiene e medicamentos. “Muitas casas estão sem água, então vamos disponibilizar caminhões-pipa e a Cesan vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 (Concessionária de Rodovias) para que possam ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados.”
 
Ele anunciou que o governo lançará uma linha de financiamento do Banco Estadual do Espírito Santo para ajudar na reconstrução de casas e dos negócios.
 
As rodovias BR 101 e BR 262 ficaram parcialmente interditadas por movimentos de massa na altura dos quilômetros 434 e 78, respectivamente.
 
Alfredo Chaves
O município registrou alagamentos em todos os bairros, exceto no centro. Uma residência no distrito Cachoeirinhas desabou e soterrou o casal de idosos que moravam nela. Barreiras caíram no bairro São Marcos.
 
Iconha
Carros e árvores foram arrastados pelas águas em Iconha. No centro, a altura da água chegou a um metro. Uma passarela desabou completamente, e o Hospital Danilo Monteiro de Castro ficou inundado até o segundo pavimento. Duas pessoas morreram.
 
Vargem Alta
O município foi o segundo com maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 231, 6 mm. A cidade estava, até as 11h deste sábado, sem comunicação, água potável e energia.
 
Acumulado de chuva nas últimas 24 horas
Alfredo Chaves 249,2 mm
Vargem Alta 231,6 mm
Rio Novo do Sul 115 mm
Marechal Floriano 114 mm
Venda Nova do Imigrante 104,4 mm
Anchieta 99,6 mm
Mimoso do Sul 94,2 mm
Muqui 89 mm
Castelo 83,86 mm
Cachoeiro de Itapemirim 70,37 mm
Atílio Vivácqua 61,4 mm
Guarapari 62,85 mm
Fundão 57,6 mm
João Neiva 57,15 mm
Conceição do Castelo 56 mm
 
Previsão meteorológica
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural informa que o sábado terá muitas nuvens e algumas aberturas de sol em todo o Espírito Santo. Previsão de pancadas de chuva em alguns momentos do dia na região Sul, Serrana, Grande Vitória, Nordeste e Noroeste. No extremo Norte capixaba, não há previsão de chuva. A temperatura aumenta e fica abafado em todas as regiões.