Fotografo: Pixabay
...
Sem Legenda

A colheita de soja atinge 6,6% da área estimada de 37 milhões de hectares, conforme o levantamento semanal de Safras & Mercado, com dados recolhidos até 31 de janeiro. Na semana
anterior, a colheita estava em 4%.
 
Os trabalhos estão bastante atrasados em relação ao ano passado, quando a indicação era de colheita quase 17%, e também um pouco atrasados em relação à média do período, que é de 8%.
 
O estado mais adiantado na retirada do grão é Mato Grosso, com 20% colhidos da área estimada de 9,7 milhões de hectares, até 31 de janeiro, segundo Safras & Mercado. No ano passado o ritmo era de 39%, bem a frente do atual. Mas na média o estado colhe 18,4% até o período.
 
O último levantamento da consultoria Safras (no dia 31 de janeiro), o Paraná colheu 5% da área de 5,5 milhões de hectares, contra 23% do ano passado e 10,7% da média para o período.
 
Goiás que iniciou a colheita recentemente está com a colheita em 4% da área estimada de 9,7 milhões de hectares, até 31 de janeiro, segundo Safras & Mercado. No ano passado o ritmo era de 8%, bem a frente do atual. Mas na média o estado colhe 5,3% até o período.