Fotografo: Reprodução
...
Sem Legenda

O diretor da Aliança Francesa no estado da Bahia e Consul da França, Mamadou Gaye, visitou a cidade de Vitória da Conquista entre os dia 12 e 13 de abril. O objetivo é conhecer de perto a cidade vista como potencial para instalação de um futuro projeto destinado a língua e cultura francesas.  
 
Durante sua passagem pela cidade, Mamadou falou sobre a importância do estudo da língua francesa que hoje ocupa o quinto lugar entre as línguas mais faladas no mundo e está presente nos cinco continentes. Com quase 300 milhões de falantes, o idioma pode ser um diferencial para o mercado de trabalho e uma porta de acesso às universidades francesas. Hoje a França ocupa o terceiro lugar como destino de preferência de estudantes brasileiros e oferece inúmeras condições para facilitar a estadia dos discentes, como a concessão de bolsas e ajudas para moradia e alimentação.
 
Reconhecendo Vitória da Conquista como polo educacional, Mamadou acredita que a instalação de uma unidade da Aliança Francesa na cidade pode viabilizar e incentivar a ida dos estudantes para a realização de graduações, mestrados e doutorados na europa. A Aliança Francesa é  a instituição responsável por realizar os testes de proficiência da língua, que hoje são feitos somente em Salvador. A escola também é parceira  do Campus France, organismo ligado ao Ministério das Relações Exteriores Francês e responsável por conduzir as candidaturas dos brasileiros.
 
Segundo Mamadou  Vitória da Conquista apresenta um perfil favorável para instalação de uma unidade da Aliança Francesa. “Esse primeiro contato com a cidade visa a busca de parcerias e apoiadores dessa iniciativa que tem como objetivo a difusão do conhecimento e a possibilidade de despertar nos estudantes locais a vontade de estudar em uma universidade francesa, uma experiência única e possível”.  A intenção é dar início aos cursos no mês de julho, próximo. Interessados podem entrar em contato por meio do e-mail escola@afbahia.com.br ou pelos telefones de representantes na cidade (77) 99127-9712.