Fundado pelo jornalista Tico de Oliveira em 12 de junho de 1987 - E-mail: jornalimpactoconquista@gmail.com

Cidadão Repórter

77 98839-2585
Vitória Da Conquista(BA), Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020 - 16:49
17/11/2020 as 01:38 | Por Canal Rural | 217
Exportações de carne de frango podem encerrar 2020 em alta
Por outro lado, projeções para o próximo ano são incertas devido à alta nos custos de produção, que subiram 100%, de acordo com a ABPA
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

O volume de exportação da carne de frango se manteve em alta nos dez primeiros meses do ano, mas em receita o setor acumula queda de 13%. Segundo o gerente de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Luís Rua, a questão cambial foi determinante para os resultados obtidos até o momento.
 
“O real foi uma das moedas que mais se desvalorizou neste ano, isso aumentou a competitividade das exportações brasileiras. E, em um ano atípico por conta da pandemia os números são favoráveis, considerando questões importantes, como a retração de alguns mercados internacionais. Isso mostra a resiliência do nosso setor”, destaca.
 
Para 2020, o dirigente da ABPA acredita em números positivos para as exportações de carne de frango. “Nossa expectativa é terminar com volumes maiores do que em 2019. Em novembro, devemos exportar em torno de 365 mil toneladas, quanto para o acumulado do ano esse número pode ser de 4,2 milhões de toneladas”, projeta.
 
Para o próximo ano, no entanto, as previsões da entidade são mais cautelosas. “Principalmente pela questão dos custos, que aumentaram 100% neste ano, fica difícil prever algo. Isso tirou a competitividade do produtor brasileiro no exterior. No entanto, a situação de mercado naturalmente irá voltar ao normal, e com isso o setor terá um pouco mais de insumos para atuar. Com isso temos mais tranquilidade para buscar novas formas de abastecimento, mas sempre dando prioridade ao produtor brasileiro”, finaliza.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil