Fotografo: Celino Souza
...
Sem Legenda

Instalações modernas, funcionais e muito mais confortáveis para servidores, procuradores e para a população de Vitória da Conquista e de mais 84 municípios da região sudoeste do estado.
 
A nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município, localizada no bairro da Boa Vista, que será inaugurada hoje, quarta-feira (21/08), às 16h, traz tudo isso, além de economia de recursos de custeio para o órgão, que deixará de pagar aluguel por sua antiga sede no Recreio e passará a ocupar um prédio construído de acordo com suas necessidades e com muito mais tecnologia a serviço da economicidade.
 
A sede fica no bairro da Bahia Vista, na Rua Gilenilda Alves, s/nº, ao lado de um bosque de eucaliptos, numa área em franco crescimento da cidade de Conquista. Construída em dez meses com recursos próprios, o prédio térreo oferece total acessibilidade para pessoas com deficiência e sistemas de aproveitamento de iluminação natural, ventilação e reaproveitamento da água de chuva.
 
No local, a população do sudoeste baiano contará com três salas para audiências e reuniões, gabinetes conjugados com assessoria para as três procuradoras que atuam na unidade, secretaria, além de sala para recepção de denúncias, sala da perícia, biblioteca e recepção.
 
A solenidade de inauguração acontece a partir das 16h, com a presença de representantes das mais importantes instituições do mundo do trabalho.
 
O procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, que estará presente à inauguração, acredita que a nova sede dará ainda mais visibilidade ao MPT na região.
 
“Vivemos um momento em que o MPT ganha cada vez mais papel de destaque na defesa de relações de trabalho dentro do que determina a lei e a Constituição e essa sede chega justamente para que a unidade de Conquista possa estar preparada para esse aumento de demanda”, avaliou.
 
O procurador-geral do trabalho estará representado no evento pelo seu chefe de gabinete, o procurador Leomar Daroncho. Também confirmaram presença na solenidade o membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Valtércio Oliveira, e o prefeito de Conquista Herzen Gusmão. Juízes, advogados, auditores do trabalho, empresários, sindicalistas, além de representantes dos principais órgãos federais, estaduais e municipais.
 
Dentre as representações já confirmadas estão Superintendência Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado da Bahia.
 
O novo prédio segue o padrão adotado pelo MPT na Bahia em suas unidades pelo interior do estado. Com a nova unidade, será possível reduzir os custos com eletricidade e água, além de eliminar o aluguel mensal da antiga sede.
 
Ainda assim servidores, procuradores e o público que frequenta o órgão para audiências, acompanhamento de processos, encaminhamento de denúncias e reuniões terá muito mais conforto.
 
O prédio ocupa terreno de seis mil metros quadrados obtido em 2017 junto à Superintendência do Patrimônio da União e conta com 1.030 metros quadrados de área construída, dividida em módulos. Na área externa, existem 37 vagas de estacionamento e área gramada, guarita e câmeras de vigilância.