Fundado pelo jornalista Tico de Oliveira em 12 de junho de 1987 - E-mail: jornalimpactoconquista@gmail.com

Cidadão Repórter

77 98839-2585
Vitória Da Conquista(BA), Sábado, 17 de Abril de 2021 - 01:34
06/03/2021 as 11:44 | Por Cristiele França, Metro1 | 311
Papa Francisco tem encontro histórico com líder xiita do Iraque
Após o encontro, ele visitou local de nascimento de Abraão, pai do judaísmo, cristianismo e islamismo
Fotografo: Vatican Media / AP Photo
Sem Legenda

O Papa Francisco se reuniu neste sábado (6) com o principal líder xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani, em um encontro histórico. Depois, ele foi a Ur, onde nasceu o profeta Abraão, pai do judaísmo, cristianismo e islamismo. O encontro ocorreu na cidade sagrada de Najaf, no sul do país. Foi a primeira vez que um papa se encontra com um líder xiita sênior.
 
Sistani, de 90 anos, é uma das figuras mais importantes do islamismo xiita e exerce enorme influência sobre a política. Seus decretos enviaram iraquianos às urnas eleitorais pela primeira vez em 2005, reuniram centenas de milhares de homens para lutar contra o Estado Islâmico em 2014 e derrubaram um governo iraquiano sob pressão de manifestações em 2019.
 
O Papa Francisco iniciou sua viagem mais arriscada ao exterior ontem (5), voando para o Iraque em meio à segurança mais rígida já vista para uma visita papal para apelar aos líderes do país e ao povo para que acabem com a violência e conflitos religiosos.
 
Após o encontro com Sistani, Francisco foi visitar as ruínas da antiga Ur, também no sul do Iraque, venerada como o local de nascimento de Abraão, que é visto como o pai de três grandes religiões: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil