Fotografo: Tico Oliveira/Jornalimpacto
...
Sem Legenda

O jornal impacto há 32 anos cobre o aniversário de Vitória da Conquista. Este ano o jornalista Tico Oliveira trocou ideias impactantes no Papo do Zap Zap com o prefeito Herzem Gusmão, José Raimundo Fontes (PT) Waldenor (PT -BA), vereadores e convidados do evento festivo.

O prefeito Herzem entregou a obra da Alameda Dom Celso e o monumento ao Gari na Av. Integração, a Inauguração contou com a presença do Comandante Coronel Ivanildo, da vice-prefeita Irma Lemos, do Empresário Pedro Liberal, da presidente da CDL Sheila Andrade, secretários municipais e da imprensa Conquistense.

Na missa dos 197 anos de Conquista

A premiada Leticia Paiva de 9 Anos de idade leu um texto durante a celebração eucarística.Texto Abaixo.

Olá, pessoal!

Bom dia!
Eu acho que vocês não me conhecem, mas vou logo me apresentar. 
Sou a LP, sim a Leticia Paiva, a “vitrolinha” de descobertas musicais do programa “A Hora do Bebê”. 
Depois lhe explico o que é este programa, mas antes vou lhe dizer de eu vim! Sou do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS 4, no Jardim Valéria. Além de ter orgulho de morar neste bairro. 
Sou uma correspondente mirim do rádio. Para quem não conhece o programa “A Hora do Bebê”, ele é o primeiro programa de rádio, voltado para as questões da primeira infância, produzido por um hospital público, MUNICIPAL, do SUS, em todo o nosso Brasil. Sim o Hospital Esaú Matos é o primeiro a produzir e pensar uma forma que todos os serviços cheguem ao seu público de forma lúdica e divertida. 
Já fomos indicados para diversos prêmios, entre eles a Mostra SUS do Estado da Bahia e do Brasil, em Brasilia. Sendo, também, considerado pelo INOVASUS um dos 95 (noventa e cinco) trabalhos mais inovadores do Brasil, no ano de 2019.
Mas por que estou dizendo tudo isso? Por que faço parte de uma história, e vocês também fazem parte dela. Mas como?
Vamos lá... 
Desde quando recebi o convite da equipe de produção do HBB para estar aqui, fiquei pensando no que iria dizer para vocês, já que eu toco no ouvidos dos bebês, principalmentes os que estão na barriga. Eu faço descobertas musicais.
Então fiquei me perguntando: como eu poderia tocar no coração de vários adultos, no dia do aniversário de Conquista, dentro de uma igreja que tem tantas histórias, a Nossa Senhora das Vitórias. 
Então, resolvi falar de PRESENÇA. 
Mas para isso, olhe bem para quem está do seu lado (pede para o público um olhar para outro). E pergunte para a pessoa ao seu lado “quando foi a ultima vez que você olhou  no fundo dos olhos de uma pessoa?”. Agora, olhem para mim. Qual foi a última vez que você olhou para seu CELULAR, você se lembra?
Ao passear pelas ruas de Conquista, você já percebeu o quanto as calçadas estão mais faceis de andar? Você anda muito de carro? Já percebeu o quanto as nossas ruas diminuiram os buracos? Você já parou para passear pelas praças que estão sendo construidas de pouco em pouco?
Mas por que tô perguntando por tudo isso? Por que tudo isso exige de nós PRESENÇA. Observar tem sido para poucos. Estamos perdendo a nossa essência. Andamos pelos lugares com um celular na mão, com a cabeça cheia com conversas no wattsapp,  e  não prestamos mais atenção em quem está do nosso lado.  Em nossa cidade.
No dia que a nossa cidade faz 179 anos, é preciso chamar atenção do quanto ela cresceu. E, lógico, eu que sou uma vitrolinha de descobertas, descrobri muitas coisas legais, entre elas:
1. É que tem um livro na Alemanha, escrito em alemão, que fala dos primeiros anos de Conquista, principalemnte daquele trecho que fica próximo a UESB;
2. Conquista está entre as 100 melhores cidades do Brasil; É a melhor da Bahia e a quinta melhor do nordeste
3. Vitória da Conquista é referencia em Saúde Pública e Privada;
4. E nós temos um Caminho de Santiago, mas chamado de Caminho de Santiago do Piripiri, onde tem trilhas que liga até o Cristo de Mário Cravo.
 
Eu queria ficar aqui horas e horas conversando, mas acho que já consegui tocar no coração de vocês. Aproveite esta cidade linda, partilhe com a sua familia momentos únicos e visite cada espaço que foi reformado. Podem ter certeza: a tela de um celular nunca e jamais substituirá a emoção e as explosões de cores quando a gente vai a um lugar. E jamais lhe dará aquela sensação gostosa de ser presença para quem está ao seu lado. E, principalmente, a sensação de estar fazendo a própria história. Você é um PRESENTE para nossa cidade
 
Muito obrigada, 
LP – Leticia Paiva, sua vitrola de descobertas para o aniversário de 197 anos de  Vitória da Conquista
 
Escute Papo do zap zap
 
Ouça podcast; Áudio abaixo.