Fotografo: Reprodução
...
Procurador aposentado, Cosmo Ferreira

Faz sucesso na internet uma carta aberta ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, escrita pelo advogado criminalista Cosmo Ferreira, ex-promotor de justiça no Rio de Janeiro, ex-procurador da República da área criminal, procurador regional da República aposentado. Na carta aberta, Ferreira denuncia Toffoli por descumprir a Constituição e desafia o presidente do STF e o ministro Gilmar Mendes a processá-lo. E para facilitar a abertura da ação, ele divulga o próprio endereço, mostrando que ainda há operadores de Direito no Brasil que têm coragem de enfrentar os poderosos, na forma da lei.
 
 
TOFOLLI RASGOU O TEXTO DA CONSTITUIÇÃO
 
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal.
 
Vossa Excelência rasgou o texto constitucional ao instaurar de ofício um inquérito para apurar crimes contra a honra praticados contra os ministros dessa Corte, protetora de corruptos de alto coturno.
 
O Senhor atropelou o sistema acusatório agasalhado na Lei Fundamental, que impede o Judiciário de instaurar de ofício inquérito para apuração de ilícitos penais, sob o anêmico fundamento de que o regimento interno dessa Corte o permite.
 
Sem data vênia, embora o senhor já tivesse ficado reprovado duas vezes para juiz de primeira instância, ao menos sabe que esse regimento tem seu fundamento de validade no texto constitucional. Ou será que a soberba do Tribunal chegou ao ponto de entender que está acima da Constituição da República?
 
E, não bastasse, nomeou o ministro Alexandre de Moraes, que aceitou a incumbência, de bom grado, travestindo-se de delegado de polícia de plantão, sem sorteio.
 
Ajeita a toga, ministro! Se os senhores tivessem compostura as ofensas não teriam ocorrido. Vossa Excelência tem conhecimento de ministros de antanho que tivessem sido achincalhados?  Não? É porque eles se davam respeito.
 
O senhor e o ministro Gilmar Mendes, que não tem pejo de julgar pessoas com as quais mantém relações promíscuas, envergonham o Poder Judiciário do Estado brasileiro.
 
Fosse aqui um país minimamente sério ambos já teriam sido apeados do STF.
 
Excelência, ficarei profundamente honrado em ser processado pelo senhor e o Gilmar Mendes, de preferência em litisconsórcio. O senhor deve saber o que é um litisconsórcio.
 
Será uma herança moral que deixarei para os meus. Apreciarei o embate. Vai ter chumbo trocado. Tem advogado e advogado. Eu sou advogado.
 
Sem atenciosamente,
 
Cosmo Ferreira. Ex-promotor de justiça/RJ, ex-procurador da República da área criminal, procurador regional da República aposentado, advogado criminalista, OAB/RJ 93.804, domiciliado na cidade do Rio de Janeiro, residente na avenida Lúcio Costa, 4000, bloco 8, apartamento 402.