Fotografo: PMVC
...
Artesanato

Proporcionar a geração de emprego e renda e ensinar a produzir e comercializar artigos a partir de material reciclável. Esse é o objetivo do Programa Recriar Solidário, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), em parceria com a Associação da Economia Popular Solidária (Aepes).
 
Por meio do programa, são oferecidas oficinas voltadas à produção de peças artesanais com a utilização de materiais recicláveis. Uma dessas capacitações foi realizada nesta quinta-feira (14), no Centro Cultural Glauber Rocha. Na ocasião, as participantes aprenderam a confeccionar objetos com retalhos de malhas.
 
“Estamos apoiando projetos que beneficiem a comunidade de forma em geral. E o projeto Recriar tem recebido total suporte do governo municipal. O desejo da administração é fortalecer a economia solidária para gerar trabalho e renda. Estamos avançando e certamente ampliaremos ainda mais o apoio às associações “, disse o secretário, Cláudio Cardoso.
 
Armando Fernandes: “são oferecidos dez tipos de oficinas”.
 
“Essa é uma parceria com o Grupo Dass, que doa as malhas. Essa matéria-prima é repassada para os artesãos, que produzem seus artigos”, explicou o gerente municipal de Economia Solidária, Armando Fernandes. O gestor ressaltou ainda que são oferecidos dez tipos diferentes de oficinas em diversos locais, inclusive nas ações do Mutirão Bairro Legal.
 
A professora, Janete Honorato, destacou que a atividade ainda é uma forma de preservar o meio ambiente. “Essa malha, se descartada na natureza, é muito prejudicial, e na confecção desses utensílios nós aproveitamos tudo”. A artesã Lindinalva Costa é uma das alunas do curso. Para ela, os momentos proporcionam aprendizado, troca de experiências e oportunidade de conhecer novas pessoas.
 
Cerca de 800 pessoas estão cadastradas no projeto Recriar Solidário. Interessados podem se dirigir ao box 17, no Centro de Economia Solidária, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha, munidos de documento de identificação pessoal.