Fundado pelo jornalista Tico de Oliveira em 12 de junho de 1987 - E-mail: jornalimpactoconquista@gmail.com

Cidadão Repórter

77 98839-2585
Vitória Da Conquista(BA), Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022 - 18:29
30/11/2021 as 11:27 | Por Agência Sertão |
Projeto propõe estratégias para aumentar produtividade de micro e pequenos agricultores de Conquista
O projeto Vamos Produzir visa identificar e incentivar as vocações econômicas das diversas regiões do interior do município, a partir do zoneamento das áreas rurais
Fotografo: Reprodução
Sem Legenda

Será lançado no próximo dia 13 de dezembro, o projeto ‘Vamos Produzir’, que tem a proposta de fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores de Vitória da Conquista.
 
O projeto conta, para sua execução, com as parcerias da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do BNB e do Banco do Brasil.
 
Segundo a prefeitura, o projeto Vamos Produzir visa identificar e incentivar as vocações econômicas das diversas regiões do interior do município, a partir do zoneamento das áreas rurais, para identificar os plantios mais adequados para cada localidade, considerando as especificidades de solo e clima. As ações também passam pelo implemento de tecnologias para minimizar os efeitos da seca, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a geração de emprego e renda para micro e pequenos agricultores, garantindo a sobrevivência e a permanência da população no campo.
 
O projeto tem como metas o aumento de produtividade da mandioca, a implantação de plantio de citros, abacate, acerola e umbu gigante e o melhoramento genético de caprinos, ovinos, suínos e aves. Também estão previstas a identificação e recuperação de nascentes; implantação de barragens, barreiros e cisternas; estímulo ao associativismo e cooperativismo; produção de reservas forrageiras; e estímulo à industrialização de produtos derivados do leite e de animais de abate.
 
Para tornar o Vamos Produzir uma realidade que beneficie o máximo de micro e pequenos produtores, serão realizadas reuniões para debater as potencialidades produtivas locais, dias de campo, oficinas, palestras e visitas técnicas. Ainda este ano, o projeto será apresentado nos distritos rurais e na Câmara Municipal de Vereadores, além da instalação de campos de observação sobre sistemas de produção.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil