Fotografo: Laura ZAgo / CBF
...
Seleção feminina vai tentar o título inédito da Copa do Mundo

Duas baianas estão entre as 23 jogadoras que vão buscar a inédita taça da Copa do Mundo feminina de futebol para o Brasil. O torneio será disputado de 7 de junho a 7 de julho, em 11 cidades da França. Fabiana e Formiga fazem parte da lista de convocadas divulgada pelo técnico Vadão no final da manhã desta quinta-feira (16), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A relação conta com outras atletas experientes, a exemplo de Marta e Cristiane.
 
"Temos atletas que podem resolver problemas com jogadas individuais, coisa que pouca gente tem, mas temos esse privilégio. Estamos otimistas de fazer uma grande campanha e buscar esse almejado título mundial", afirmou o técnico Vadão durante entrevista coletiva. 
 
A delegação verde e amarela viaja no dia 22 para Portimão, em Portugal, onde fará a preparação para o Mundial. O local foi escolhido por ter clima semelhante ao que as atletas vão encontrar nas cidades francesas. O elenco segue para a França no dia 5 de junho. 
 
Integrante do Grupo C, o Brasil estreia no dia 9 de junho, contra a Jamaica, em Grenoble. "É uma equipe que não foge da característica do futebol africano, muita estatura, atacantes altos, que sabem proteger. Pressionada, vai esticar a bola nesta atacante. É uma equipe forte, veloz. E podemos explorar outras coisas que percebemos, distância entre as linhas. Equipe nos moldes africanos", comentou Vadão sobre a primeira adversária. O treinador cometeu uma gafe, pois a Jamaica fica na América Central.
 
O segundo jogo do Brasil será em Montpellier, no dia 13, contra a Austrália. A terceira partida será contra a Itália, em Valenciennes, no dia 18.
 
A fase classificatória da Copa do Mundo da França terá seis grupos com quatro seleções em cada. As duas primeiras colocadas de cada grupo e as quatro melhores terceiras colocadas avançam às oitavas de final, etapa em que começa o sistema eliminatório. O jogo de abertura, entre França x Coreia do Sul no dia 7 de junho, e a final serão disputadas no estádio Parc Olýmpique Lyonnais, em Lyon, com capacidade para 58 mil espectadores.
 
A seleção dos Estados Unidos é a atual campeã e também a maior vencedora, com três títulos em sete edições disputadas. Alemanha, duas vezes, Noruega e Japão conquistaram os outros troféus.
 
A seleção brasileira vive má fase. A equipe perdeu as últimas nove partidas que disputou. A última vitória foi no dia 29 de julho do ano passado, 2x1 contra o Japão. Essa será a segunda Copa do Mundo do técnico Vadão à frente da equipe. "Saímos mais preparados. Os amistosos estão no passado, o presente é o que vale", acredita.
 
Confira a lista de 23 convocados:
 
Goleiras:
 
Aline - Granadilla Tenerife (Espanha)
Bárbara - Avaí/Kindermann
Letícia - Corinthians
 
Defensoras:
 
Camila - Orlando Pride (EUA)
Érika - Corinthians
Fabiana - Internacional
Kathellen - Bordeaux (França)
Letícia Santos - Sportclub Sand (Alemanha)
Mônica -  Corinthians
Tamires - Fortuna Hjorring (Dinamarca)
Tayla - Benfica (Portugal)
 
Meio-campistas:
 
Adriana - Corinthians
Andressinha - Portland Thorns (EUA)
Formiga - Paris Saint-Germain (França)
Thaisa - Milan (Itália)
 
Atacantes:
 
Andressa Alves - Barcelona (Espanha)
Bia Zaneratto - Red Angels (Coreia do Sul)
Cristiane - São Paulo
Debinha - North Carolina Courage (EUA)
Geyse - Benfica (Portugal) 
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (EUA)
Raquel - Huelva (Espanha)