Fundado pelo jornalista Tico de Oliveira em 12 de junho de 1987 - E-mail: jornalimpactoconquista@gmail.com

Cidadão Repórter

77 98839-2585
Vitória Da Conquista(BA), Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2021 - 03:32
10/09/2021 as 11:24 | Por Da Redação | 235
Serviços de saúde mental realizam atividades no mês de campanha do Setembro Amarelo
Em Vitória da Conquista, basta procurar um dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial ou o Ambulatório de Saúde Mental, que também oferecem os serviços gratuitos à população.
Fotografo: MairaCortes/InAcontece
Sem Legenda

Durante este mês de campanha do Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, tem intensificado as ações de prevenção ao suicídio nos serviços especializados do município, que são os Centros de Assistência Psicossocial (Caps) e Ambulatório de Saúde Mental.
 
Muitas ações são desenvolvidas ao longo do mês, com o objetivo de ampliar cada vez mais a atenção para esse assunto em todos os espaços da sociedade, buscando alcançar adolescentes, jovens, adultos e idosos. “É bastante importante destacar que a prevenção do suicídio deve acontecer durante todo o ano por se tratar de um problema de saúde pública. Quanto mais pessoas se envolvem em ações de prevenção, maiores as chances de podermos ofertar cuidado a quem está sofrendo”, reforça a coordenadora de Saúde Mental do município, Thayse Fernandes.
 
Nesta semana, as equipes do CAPS II e Caps AD III iniciaram as ações do mês de campanha realizando atividades na rotina dos próprios serviços com os pacientes, proporcionando momentos de interação e de escuta, como salas de espera, música, painel de emoções, sarau on-line e atividades manuais decorativas. Já no Caps IA, foi feita uma assembleia voltada para os pais dos adolescentes assistidos pelo serviço e, ao longo do mês, a equipe desenvolverá algumas atividades com os adolescentes, como plantão psicológico, grupos de mandala e de costura.
 
Nesta sexta (10), o Ambulatório de Saúde Mental, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e UFBA, fará uma sala de espera na parte externa do serviço com um painel de interação com os pacientes atendidos pelo serviço.
 
“Você não está só!” – Em tempos de pandemia, os meios on-line para atendimento estão sendo muito utilizados e o propósito da campanha, neste ano, é alcançar a ideia da força da escuta como presença. Muitas pessoas sequer sabem que podem recorrer ao apoio especializado por telefone ou de forma on-line. O CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo ligando para o número 188 ou acessando o site: www.cvv.org.br.
 
Em Vitória da Conquista, basta procurar um dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial ou o Ambulatório de Saúde Mental, que também oferecem os serviços gratuitos à população.
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil