Fundado pelo jornalista Tico de Oliveira em 12 de junho de 1987 - E-mail: jornalimpactoconquista@gmail.com

Cidadão Repórter

77 98839-2585
Vitória Da Conquista(BA), Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 - 14:17
27/09/2021 as 21:29 | Por Blog Do Anderson | 454
Tradicional Caruru marca o Dia de São Cosme e São Damião em Vitória da Conquista
Do meio dia desta segunda-feira (27) até às 17 horas foram servidas centenas de pratos para gente de todas as idades.
Fotografo: BLOG DO ANDERSON
Sem Legenda

O Dia 27 de Setembro foi de festa em Vitória da Conquista para celebrar São Cosme e São Damião. Em Vitória da Conquista o tradicional Caruru no Terreiro Ogum de Ronda São Cosme São Damião, evento que se repete há meio século, hoje sob a coordenação da Mãe de Santo Edna Cardoso, que fica no Loteamento Renato Magalhães, bairro Espírito Santo. Do meio dia desta segunda-feira (27) até às 17 horas foram servidas centenas de pratos para gente de todas as idades.
 
 
No Candomblé e na Umbanda, as figuras de Cosme e Damião são cultuadas e comemoradas no dia 27 de Setembro, que teria sido a data em que os irmão foram mortos. Para a Igreja Católica, a memória celebrada é no dia 26 de setembro. Dentro do Catolicismo, os irmãos gêmeos que se formaram em Medicina atendiam gratuitamente os mais carentes.
 
 
Considerados mártires, eles foram sentenciados à morte no início do século IV pelo imperador Diocleciano. A data celebrada no dia 26 de Setembro seria a data provável da dedicação da basílica. São Cosme e Damião são patronos dos profissionais da área de saúde como médicos, farmacêuticos e enfermeiros.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil